Está a terminar o Estado de Emergência Nacional, e com a entrada no plano de desconfinamento definido pelo Governo de Portugal, já será permitido praticar desportos individuais ao ar livre. É verdade que nunca foi proibido o treino fora de casa desde que feito de forma individual, ao contrário do que aconteceu noutros países europeus. Desta forma, começa-se a ver alguma luz ao fundo do túnel para a prática de ciclismo.



No dia de ontem, como revela a Agência Lusa, a Federação Portuguesa de Ciclismo informou que irá reunir-se com as diversas associações regionais e com as equipas profissionais portuguesas para se planear a retoma da prática da modalidade. O objetivo é realizar duas provas piloto no próximo mês de junho e, segundo Delmino Pereira, já foi feita uma proposta ao Governo nesse sentido.

O foco principal do ano continuará a ser a Volta a Portugal, que mantém as datas de 29 de julho a 8 de agosto. Para isso, Delmino Pereira disse que “a Volta a Portugal será alvo de um tratamento especial, dada sua dimensão, e acreditamos que terá o apoio do Estado. Vamos preparar um grupo de trabalho para delinear todas as condições. Não quero criar euforias, mas temos um bom projeto”.



É claro que tudo isto está dependente não só da evolução da pandemia de COVID-19 em Portugal mas também da autorização das diversas entidades, desde o Instituto Português do Desporto e da Juventude à Direção-Geral da Saúde pois serão estas a revelar as directrizes a seguir pelas organizações da provas.

 

Foto: João Fonseca

By admin