Depois de uma primeira etapa que provocou diferenças na classificação geral, o GP Douro Internacional trazia uma etapa entre Santa Marta de Penaguião e Carrazeda de Ansiães. Francisco Peñuela partia de amarelo e viu a fuga formar-se após 25 quilómetros, depois do sprint especial da Casa dos Peixinhos. Oito ciclistas na frente, sendo eles Rodrigo Caixas, Miguel Salgueiro, Gaspar Gonçalves, Francisco Pereira, Jorge Galvez, Franklin Chacón e Deetray Jarret.
A cerca de 50 quilómetros do fim, aconteceu o momento importante da etapa. Devido às condições meteorológicas adversas, a descida que se seguiu à subida do Alto de Cavalo foi neutralizada, com a organização a fazer a descida a ritmo controlo. Era o fim da etapa para o pelotão, corrida neutralizada e não iriam existir diferenças entre os ciclistas presentes em competição. Na frente, os fugitivos fizeram a sua corrida e disputaram a vitória entre si.
Foi na subida final para Carrazeda de Ansiães que tudo se decidiu. A 5 quilómetros do fim, Francisco Pereira atacou e os seus rivais já só o viram na meta, onde o jovem português celebrou a primeira vitória profissional da sua ainda curta carreira. Gaspar Gonçalves e Jorge Galvez foram 2º e 3º respetivamente. Com corrida neutralizada, Peñuela segue de amarelo para a etapa rainha da competição, um dia que termina com uma chegada em alto.
Results powered by FirstCycling.com