Regresso do ciclismo de estrada a Portugal, pelo menos no escalão de elites, com a Clássica Aldeias de Xisto, uma prova que está a ganhar peso no calendário nacional e que este ano foi palco também da 3ª e última prova da Taça de Portugal.  Rafael Silva partia na frente desta classificação com 105 pontos, até ao momento liderada por ciclistas rápidos, para além do corredor da Efapel estavam entre os primeiros Leangel Linarez, Hugo Nunes, Francisco Campos, Santi Mesa e Rodrigo Caixas.

Este duro traçado de quase 150 kms iria decidir o desfecho desta clássica e da competição de apenas 3 corridas. O elevado ritmo imposto ao longo da prova foi seleccionando o pelotão, que chegou à subida final já muito curtinho. A Glassdrive/Q8/Anicolor tentou de tudo para impedir a vitória de Rafael Silva na Taça de Portugal, colocou o russo Artem Nych ao ataque, e encontrou uma feroz oposição do forte bloco da Efapel Cycling. Numa fase intermédia Francisco Guerreiro, e numa fase final Henrique Casimiro e Joaquim Silva, foram fulcrais para o 4º lugar final de Rafael Silva, que lhe valeu a conquista da Taça de Portugal. Foi indubitavelmente o mais consistente do pelotão nacional ao longo dos 3 dias de competição que englobaram a Prova de Abertura, a Clássica Primavera e a Clássica Aldeias de Xisto, foi 2º, 7º e 4º, respectivamente.




Aproveitando o trabalho da Efapel Cycling, a Glassdrive teve mais liberdade para pensar no triunfo parcial e ao longo dos 3700 metros de subida final, coincidente com a chegada, Frederico Figueiredo superou a concorrência apertada de Luís Gomes, que chegou a 4 segundos. Artem Nych foi o 3º, mesmo antes de Rafael Silva e de Mauricio Moreira, com a Glassdrive a terminar com 3 elementos nos 5 primeiros, respectivamente em 8º, 4º e 3º na geral na Taça. Luís Gomes foi 2º hoje e 2º também na Taça, fez 2º por 2 vezes, só que foi somente 14º na abertura da temporada.

Num dia com bastante acumulado os sprinters saíram prejudicados, caíram todos muitos lugares, a Credibom-LA Alumínios-Marcos Car bem colocou João Medeiros ao serviço de Rodrigo Caixas e isso valeu ao jovem corredor português somar pontos suficientes para aguentar o 5º posto. A formação liderada por Hernani Broco conquistou também a juventude por intermédio de Alexandre Montez, que fechou no top 10. A Glassdrive ganhou também colectivamente a classificação da montanha através de Frederico Figueiredo, para além da classificação geral de sub-23, através de Pedro Silva.

Results powered by FirstCycling.com

 

 

By admin