O percurso variado do Tour de Romandie voltou a evidenciar-se no dia de hoje, com a primeira chegada em alto da competição em Les Marécottes. Andrea Vendrame, Thibau Nys, Roger Adrià, Nikias Arndt, Sean Flynn, Xandro Meurisse e Xabier Mikel Azparren foram os fugitivos do dia, um grupo muito perigoso e que deu muito trabalho ao pelotão. Dos sete iniciais, cinco sobreviveram as dificuldades e entraram na subida final com cerca de 2 minutos e meio de vantagem para o pelotão. Menos de oito quilómetros para o fim e possibilidade de vencerem a etapa.
Nys, Meurisse e Vendrame mostravam-se os mais fortes, com Vendrame a testar os seus rivais nos últimos 4 quilómetros, quando a diferença para o já reduzido grupo dos favoritos era de 1 minuto. Meurisse cedia a 3 quilómetros do fim e os ataques no pelotão começavam. Simon Yates foi o primeiro no entanto o britânico não conseguiu fazer a ponte para a frente ao contrário de Luke Plapp e Florian Lipowitz.
O campeão australiano mal chegou começou a impor um ritmo forte e quando se pensava que seriam dos resistentes da fuga a ceder foi Lipowitz. Plapp forçou o ritmo, Vendrame e Nys cerraram os dentes e aguentaram a pressão do ciclista da Jayco AlUla. Os três chegaram juntos aos metros finais e a melhor ponta final de Thibau Nys confirmou-se. Após ter falhado ontem, o jovem belga conquistava a vitória na primeira chegada em alto, superando Vendrame e Plapp, que já cedeu 4 segundos.
Lipowitz chegou a 14 e a 16 segundos chegou um grupo enorme comandado por Juan Ayuso e onde estavam todos os grandes candidatos à vitória final no Tour de Romandie. Com esta vitória, Nys é o novo líder da competição helvética, com 4 segundos de vanatgem para Vendrame e 22 para Plapp.