Dia muito importante nas contas da Volta a Portugal do Futuro, com a Serra de São Macário a marcar grande parte das decisões da geral final. Francisco Pereira partiu de amarelo para a etapa rainha da competição, muito movimentada desde o seu início, como tem vindo a ser hábito, com Pedro Silva, 2º classificado da geral a estar num dos ataques.



O pelotão entrou compacto na subida final para São Macário, com as duras rampas da escalada em São Pedro do Sul a fazer a seleção natural dos favoritos. A quatro quilómetros do topo, restavam na frente David Delgado, Sergio Ghumil, Gabriel Francisco Rojas, Hélder Gonçalves e João Medeiros e, até ao final, Gabriel Francisco Rojas conseguiu distanciar-se de todos para levar o triunfo. Ghumil foi 2º a 9 segundos e Hélder Gonçalves 3º a 15. Para se ter noção da dureza da subida, o top-10 ficou separado por, praticamente, 3 minutos.

A vitória do costa-riquenho da Essax coloca-o no primeiro lugar da geral e na pole position, para levar de vencida a Volta a Portugal do Futuro. Hélder Gonçalves é o melhor português, estando em 2º na geral, a apenas 11 segundos da liderança. David Delgado é 3º a 13. Pedro Silva lidera os pontos e Alexandre Montez a juventude.



A Volta a Portugal do Futuro termina no dia de amanhã, com uma etapa de 150,7 quilómetros entre Gouveia e Castelo Branco.

By admin