Após 3 longas semanas, o Giro d’Itália tinha a sua última etapa no dia de hoje em Milão. Às 12h45, Riccardo Minali foi o primeiro a sair para estrada, abrindo as hostilidades do dia. Partindo bastante cedo, o primeiro tempo de referência foi do inevitável Filippo Ganna. O campeão do Mundo terminou com 33:48 e nem um furo perto do quilómetro final o impediu de saltar para o primeiro lugar.



Entre os corredores que se seguiram, Max Walscheid ficava a 33 segundos, Edoardo Affini a 13 e Remi Cavagna a 12. Nota para uma queda do campeão francês a apenas 500 metros da chegada quando parecia encaminhado para o melhor registo. A partir daqui, mais ninguém se aproximou dos melhores tempos, ficando a luta pela classificação geral como o maior foco.

João Almeida começou a todo o gás, logo no primeiro ponto de cronometragem estava a ganhar o lugar de Hugh Carthy e, até ao final, ultrapassou Romain Bardet. No final, cruzava a linha de meta no 5º lugar, esperava por Daniel Martinez. O colombiano cedia 54 segundos, ficando empatado com o português. O desempate foi feito pelos centésimos de segundo nos dois contra-relógios e, aí, a sorte não sorriu ao corredor das Caldas da Rainha. Por 0,053 segundos perdia o 5º lugar para o colombiano da INEOS Grenadiers.



Os restantes lugares do top-5 mantiveram-se inalterados, com Egan Bernal a cruzar a linha de meta de braços levantados, celebrando a vitória final no Giro d’Itália! Damiano Caruso foi 2º e Simon Yates 3º. Peter Sagan levou para casa a maglia ciclamino, Geoffrey Bouchard a camisola da montanha e Bernal, também, venceu a juventude. Nelson Oliveira foi 40º a 2:28, terminando o Giro em 27º.

By admin