Última e decisiva etapa do AIUla Tour com um pelotão mais reduzido devido à queda de ontem, 3 ciclistas entre eles Juan Molano não partiram para a jornada de hoje. Alguns ciclistas de maior renome estiveram ao ataque, inclusivamente Matteo Malucelli, Filippo Conca ou Sebastian Kolze Changizi, mas o pelotão esteve sempre em cima do acontecimento, também com um pouco de medo dos ventos laterais. Iker Bonillo chegou a tentar novamente, à entrada dos 20 kms finais havia pelotão compacto, com a Uno-x no comando das operações.

O ritmo começou a subir e assim que a estrada empinou para os 2,8 kms a 12% o pelotão despedaçou-se por completo, ainda mais quando Simon Yates decidiu colocar mais um pouco de dificuldade, expondo-se assim bastante cedo. Eis que, perante concorrência de peso como Yates, Majka, Formolo e Fisher-Black, arrancou William Junior Lecerf, neo-pro da Soudal-Quick Step, que conseguiu distanciar toda a gente. Os favoritos puxaram dos galões nos últimos 500 metros e perante o Matteo Sobrero que partiu por completo o motor, Fisher-Black alcançou Lecerf, enquanto Majka ficou a marcar a roda de Yates que estava a escassos metros do duo. Mais atrás vinham Formolo e Anders Johannessen.




No topo da subida havia também bonificações, que ficaram para Fisher-Black, Lecerf e Yates, por esta ordem, 3, 2 e 1 segundo. Yates e Majka fizeram a ponte para a frente, Sobrero, Latour e Brambilla fizeram companhia a Formolo e Johannessen, ficando uma batalha de 4 vs 5, com 20 segundos a separar os 2 grupos. Tudo se iria decidir no sprint final, com as bonificações em jogo. O quarteto dianteiro entendeu-se até ao quilómetro final, altura em que Majka começou a puxar a favor de Fisher-Black para não serem apanhados. Yates vinha na roda de Majka e lançou o sprint a 250 metros da meta, aguentando a carga final de Fisher-Black e impedindo a passagem de Lecerf de forma legal pelo lado direito da estrada.

A vitória na etapa valeu também o triunfo na classificação geral graças aos segundos de bonificação e o pódio da geral foi igual ao pódio da etapa. O esforço de Sobrero no grupo perseguidor valeu-lhe o 4º lugar, nota ainda para o 7º posto de Bryan Coquard, que chegou num 3º grupo e Merhawi Kudus, agora a representar uma equipa Continental, a fechar o top 10.

By admin