Pouco depois das 11 horas da manhã dava-se o tiro de partida para a prova de elites masculinos dos Campeonatos da Europa, depois de já disputada a prova de sub-23 femininos com triunfo da italiana Elisa Balsamo.

Pawel Bernas, Emil Dima, Andreas Miltiadis e Dusan Rajovic foram os aventureiros do dia numa fuga que esteve na frente até aos 54 quilómetros finais, com o polaco Bernas a ser o derradeiro fugitivo a ser apanhado, bem no começo da 4ª volta para o final. Para trás, de destacar uma grande queda que vitimou, entre outros, Jasper Philipsen e Alexander Kristoff.



Depois de um pequeno ataque de Mathieu van der Poel, foi Ruben Guerreiro a mexer-se. O português levou consigo David van der Poel, Diego Rubio e o combativo Pawel Bernas. Mais à frente Jasper Stuyven juntava-se a este grupo, que nunca teve muito entendimento nem vantagem para o pelotão comandado pela seleção de França.

Antes de nova passagem pela meta e de novo ataque de Mathieu van der Poel que voltou a não ter efeitos práticos, Rui Costa tinha um problema mecânico. O fenómeno holandês tentou mais duas vezes mas sempre com resposta pronta dos seus rivais, o que fazia com que o grupo entrasse compacto para a última volta.



O Cote du Lezot viu um ataque de Markus Hoelgaard, com o norueguês a ganhar 10 segundos, vantagem que foi insuficiente, sendo apanhado à falta de 2300 metros da chegada. Foi já no final desta subida que Thomas Pidcock atacou na companhia de Rui Costa, o que obrigou a Itália a perseguir.

Os transalpinos fizeram um trabalho brilhante, entrando a alta velocidade no quilómetro final e fazendo um lançamento exemplar para Giacomo Nizzolo. O italiano terminou o trabalho que a sua equipa iniciou e, num sprint muito renhido, bateu Arnaud Demare por menos de meia roda. Pascal Ackermann ficou em 3º e com a medalha de bronze, à frente de Mathieu van der Poel. Terceiro título consecutivo para a Itália e segunda camisola distintiva para Nizzolo em 4 dias, após ter vencido o campeonato italiano no passado domingo. Rui Oliveira foi o melhor português em 14º.




By admin