Dia de todas as decisões da Vuelta a Burgos, com a mítica chegada a Lagunas de Neila a ser o palco para a batalha final entre os homens da classificação geral. Marcus Burghardt, Gonzalo Serrano, Mikel Bizkarra, Lawson Craddock, Sep Vanmarcke e Álvaro Cuadros formaram a fuga do dia, uma escapada que custou a fazer-se e que demorou a ganhar vantagem.



Foi só com 50 quilómetros disputados é que a vantagem começou a aumentar consideravelmente, chegando aos 5 minutos. Aí, BikeExchange e Bahrain-Victorious colocaram-se ao trabalho, começando a reduzir a diferença, progressivamente. Apesar de tudo isto, a colaboração na fuga foi sempre excelente o que permitiu entrar na subida final e nos derradeiros 11 quilómetros com 2 minutos de vantagem para o pelotão.

Se nos primeiros quilómetros da escalada várias foram as equipas a passar pela frente (Alpecin-Fenix, DSM e Qhubeka-Netxhash), a Bahrain-Victorious voltou a aparecer a 7 quilómetros da chegada, impondo um ritmo forte. Tudo isto levou a um ataque inicial de Mark Padun, a 2200 metros do fim, o que pouco depois fez descolar o líder Romain Bardet. Neste momento, também a fuga era apanhada.




Tobias Bayer e Santiago Buitrago atacavam à entrada do quilómetro final e, pouco depois, Mikel Landa, Egan Bernal e Hugh Carthy também se juntavam à frente. O ritmo acalmava, o que levava vários corredores a reentrar. Bernal forçou a 600 metros, Diner Rubio, Carthy, Landa e Buitrago conseguiram seguir.

Foi a 250 metros do fim que tudo se começou a decidir, com Carthy a atacar forte, Rubio ainda conseguiu seguir numa primeira fase, mas o ritmo do gigante britânico era outro. Vitória em Lagunas de Neila para Carthy! A 5 segundos chegou Rubio e a Simon Yates a 7 segundos. Landa foi 4º a 13 segundos e ganhou o tempo suficiente para levar de vencida a geral da Vuelta a Burgos! Aru foi 2º a 36 segundos e Padun fechou o pódio a 43.

By admin