Etapa final da Volta a Suíça ainda com tudo por decidir. Dia muito complicado, com muita montanha pela frente e que viu uma luta intensa pela fuga. Após muitos ataques, um grupo de quase 20 ciclistas conseguiu ganhar vantagem, nunca mais de 3 minutos. Na frente, estavam nomes como Andreas Leknessund, Wout Poels, Tiesj Benoot, Hermann Pernsteiner, Stefan Kung, David de la Cruz e Marc Soler.



A dureza fazia a própria seleção na frente de corrida e, após alguns quilómetros do Gotthardpass, já só restava na frente Pernsteiner. Pouco depois da entrada no paralelo, ainda à falta de mais de 5 quilómetros, Neilson Powless atacou, espevitou o grupo, alcançando rapidamente o austríaco.

Após algum tempo na frente do seu companheiro de equipa, surgiu a primeira mexida de Rigoberto Uran. Carapaz respondeu prontamente e, quando o colombiano parou, saíram Woods e Cattaneo. A cerca de 1 quilómetro do topo, Woods deixava Cattaneo para trás, sendo que o último também era ultrapassado por Gino Mader, depois do grupo dos favoritos ter abrandado após novo ataque de Rigoberto Uran.



As diferenças não eram muito grandes no entanto no grupo dos favoritos já não era a INEOS Grenadiers quem trabalhava, mas sim Jakob Fuglsang pois Maximilian Schachmann estava para trás. Neste grupo ainda estava Rui Costa.

Na descida, Mader chegou a Woods e os dois começaram a colaborar de forma a não serem alcançados. Apesar da aproximação do grupo perseguidor, a vitória estava na frente. Foi Woods que lançou o sprint, talvez cedo demais, gastando muita energia que, quando Mader entendeu que era o momento certo passou pelo canadiano com uma facilidade tremenda, sem ter que se levantar da bicicleta. Vitória fácil para o suíço da Bahrain-Victorious! O grupo dos favoritos chegou a 9 segundos, com Rui Costa incluído, acabando em 6º.



Richard Caraaz esteve sempre em controlo e leva para casa a Volta a Suíça. Rigoberto Uran e Jakob Fuglsang completam o pódio, sendo que este último conseguiu ultrapassar Max Schachmann por apenas 4 segundos. Rui Costa terminou em 7º.

By admin