Dia de alta velocidade neste Giro d’Itália, tal como prevíamos, com uma luta intensa pela presença na fuga do dia. Mais de 80 quilómetros depois da etapa ter começado, Jonathan Castroviejo, Ruben Guerreiro, Eduardo Sepulvada e Ben O’Connor conseguiram roer a corda e formar a fuga do dia, a quem mais tarde se juntaram Mikkel Bjerg, Larry Warbasse, Giovanni Visconti e Kilian Frankiny.
Com Jonathan Castroviejo a pouco mais de 6 minutos da camisola rosa de João Almeida, a Deceuninck-QuickStep nunca deixou a fuga ganhar mais que essa vantagem. A fuga começou a perder elementos a 40 quilómetros do fim, com Sepulveda, O’Connor, Bjerg e Visconti a cederem, deixando 5 na frente.
No pelotão, a Trek-Segafredo chegou a pegar na corrida mas foi algo fugaz, pois foi QuickStep que continuou a impor o ritmo em direção à subida final, altura em que apareceu a Team Sunweb.
Na frente, os ataques apareceram a 6100 metros do fim, com Castroviejo a mexer-se, só com resposta de Ruben Guerreiro. Os dois mantiveram-se unidos até ao final e foi nas duras rampas finais que o português atacou, não dando hipóteses ao espanhol da INEOS Grenadiers, conquista a sua primeira vitória em Grandes Voltas! Esta vitória permitiu ao Ruben subir ao primeiro lugar da classificação da montanha!
Entre os favoritos, Kelderman e Fuglsang foram os melhores, chegando a 1:38, ganhando 3 segundos a Majka e Konrad, 14 a Nibali e Bilbao, 18 a João Almeida e 21 para Steven Kruijswijk. Na geral, João Almeida mantém-se líder à partida para o dia de descanso! O ciclista da Deceuninck-QuickStep tem 30 segundos de vantagem para Kelderman e 39 para Bilbao.
https://twitter.com/wcsbike/status/1315295539920089089