Dia final do Criterium du Dauphine, uma etapa com seis contagens de montanha para os ajustes finais na classificação geral da competição francesa. Muitos interesses em jogo, não só na geral mas também pela montanha, levaram a que a fuga não se formasse cedo. Na frente ficaram Victor Campenaerts, Julian Alaphilippe, Giulio Ciccone, Clément Champoussin, David De La Cruz, Franck Bonnamour, Tiesj Benoot, Ivo Oliveira e Matteo Trentin.



A presença de Alaphilippe na frente não dava muita margem à fuga, o francês estava em 7º, a menos de 4 minutos da liderança de Vingegaard. O Col du Granier era a primeira grande subida do dia e fez estragos na fuga, com Alaphiloppe, Ciccone, Benoot e Champoussin a distanciarem-se, numa altura em que o pelotão comandado pelo Jumbo-Visma seguia a 3 minutos. Entre a descida e o Col de Cucheron, Jonathan Castroviejo fez a ponte entre o pelotão e a frente de corrida, sendo que no topo a diferença estava em 2 minutos.

O Col de Porte fez a grande seleção na fuga, Giulio Ciccone arrancou para 20 quilómetros em solitário. No pelotão, Adam Yates lançou a primeira ofensiva, respondida de pronto por Jonas Vingegaard, pelo que não deu em nada. Na frente, Ciccone fez a sua corrida, a diferença ia-se reduzindo, no topo era de apenas meio minuto, só que juntando ao maior risco do italiano na descida e do maior conservadorismo dos favoritos, Ciccone ganhou novo folego.



O ciclista da Trek-Segafredo entre na subida de La Bastille ainda com esperanças de vitória e conseguiu aguentar as duras rampas da escalada final. Ainda fresco, Ciccone pedalou para a vitória e aguentou a pressão final de Vingegaard que se distanciou de todos a um quilómetro do fim. No final, Cicccone vencia com 23 segundos de vantagem para Vingegaard e 33 para Yates.

Na geral, Vingegaard controlou a seu belo prazer a geral e leva de vencido o Criterium du Dauphine, com 2:23 de vantagem para Yates e 2:56 para Ben O’Connor (4º hoje). Christophe Laporte venceu os pontos, Ciccone aproveitou a fuga de hoje para vencer a montanha e Carlos Rodriguez foi o melhor jovem.

By admin