Dia muito importante no Grande Prémio Jornal de Notícias, uma jornada com um final bem duro em Guimarães e desta vez não foi preciso esperar muito até se formar a fuga que viria, novamente, a marcar a tirada. Rafael Silva, Gonçalo Carvalho, Diogo Barbosa, Venceslau Fernandes, César Martingil, Hélder Gonçalves, Francisco Pereira, Daniel Dias, Francisco Campos, Andres Lopez e Fransec Rossello rapidamente ganharam 1 minuto de avanço e essa vantagem dilatou imenso depois do pelotão neutralizou uma tentativa de ponte para a frente de outro grupo.

Hélder Gonçalves, a mais de 8 minutos, era o melhor posicionado na geral, o que não representava um grupo perigo para o grupo principal, portanto a diferença esteve durante muitos quilómetros a rondar os 6 minutos. Começaram as contagens de montanha e só aí a vantagem começou a diminuir, na frente Diogo Barbosa era um dos mais inconformados, aproveitando que a equipa de Tavira tinha 2 elementos, o que conferia uma grande vantagem.




O jovem ciclista entrou na subida final com 20 segundos de vantagem para os perseguidores e assim passou a 3 kms da meta, numa altura em que Rafael Silva e Hélder Gonçalves eram os corredores mais próximos dele. Diogo Barbosa resistiu à perseguição e levantou os braços em Guimarães, oferecendo a 2ª vitória nesta corrida à formação comandada por Vidal Fitas. Rafael Silva fez 2º, Hélder Gonçalves 3º e o 4º foi Rafael Reis, o melhor do pelotão, que graças a isso “roubou” a camisola amarela a Luís Fernandes por 11 segundos. Logo a seguir a Rafael Reis chegou Hugo Nunes, que subiu a 6º da geral.

Desta forma Rafael Reis tem 11 segundos para Luís Fernandes, 43 para Henrique Casimiro, 1 minuto para Joaquim Silva, 1:08 para Jesus del Pino e 1:09 para Hugo Nunes, havendo um fosso já maior para Luís Mendonça.

Foto: Igor Martins/Global Imagens

By admin