Última prova por etapas do calendário internacional no que diz respeito à temporada de 2022, com o Tour de Langkawi a ter a melhor lista de participantes que há memória devido à luta pela presença no World Tour, o que levou a que 6 equipas do escalão máximo a estar na Malásia. A UAE Team Emirates era uma das formações presentes, trazendo Rui Costa para a sua derradeira prova na equipa árabe.



A primeira etapa da prova malaia apresentava um traçado relativamente simples mas com duas dificuldades nos 30 quilómetros finais, podendo retirar alguns sprinters da luta. 9 ciclistas de equipas Continentais formaram a fuga do dia, destacando a presença do veterano Etienne van Empel. Foram quase 10 os minutos de vantagem que o grupo da frente teve para o pelotão, o que obrigou a trabalhos extra.

Já debaixo de muita chuva, a fuga partiu-se, com Jambaljamts Sainbayar a aproveitar para somar pontos para a montanha, sendo apanhado a 20 quilómetros do fim. Na última subida do dia não existiram ataques e tudo se encaminhou para uma decisão ao sprint. Com a chuva a desaparecer, UAE Team Emirates e Movistar tentaram lançar Ryan Gibbons e Max Kanter, no entanto no meio da confusão surgiu Gleb Syritsa que, com um sprint muito forte superou a concorrência e conquistou a 1ª vitória profissional da carreira.



O jovem russo, que se encontra a correr como estagiário na Astana, superou Erlend Blikra e, um dos grandes favoritos do dia, Max Kanter. Esta é apenas a 5ª vitória da temporada que amanhã vê Syritsa partir de amarelo para a 2ª etapa. Rui Costa abandonou devido a problemas estomacais.

By admin