Primeiro dia de competição em terras andaluzes, com uma etapa relativamente acessível, com um final algo inclinado, perfeito para os puncheurs e sprinters mais duros presentes. Rui Oliveira marcou presença na fuga do dia, sendo acompanhado por Jesus Soto e Thomas Sprengers.
O trio marcou grande parte da etapa, lutando pelas diversas contagens de montanha. No pelotão, Movistar, Israel StartUp-Nation, INEOS Grenadiers e Team BikeExchange foram dividindo as despesas de perseguição, nunca dando larga vantagem à escapada que entrou com 2:30 de vantagem nos derradeiros 50 quilómetros.
A 30 quilómetros da chegada, Rui Oliveira viu o azar bater-lhe à porta, devido a uma queda. As consequências não foram graves e o português levantou-se prontamente e retomou a corrida, sendo absorvido pelo pelotão. A fuga foi apanhada a 10 quilómetros do fim, altura em que o ritmo começava a aumentar no pelotão.
Aos poucos, a estrada começava a inclinar, a 3500 metros do fim Stijn Steels lançou um primeiro ataque. A Movistar chegava-se à frente, impôs um ritmo muito forte que cortava o grupo, fazendo com que à entrada do quilómetro final pouco mais de 20 ciclistas no grupo da frente.
O trabalho da equipa espanhola produziu os seus efeitos, Gonzalo Serrano estava na posição certa, arrancou no momento exato e, no final não deu hipóteses, triunfando com clareza. Orluis Aular foi 2º e Daryl Impey 3º. A 3 segundos já chegou um segundo grupo, onde estavam nomes como Miguel Angel Lopez e Antwan Tolhoek.