É já daqui a pouco que sai para a estrada mais uma edição do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela. Pela primeira vez no calendário desde 2019, a 5ª edição da prova terá um total de 4 etapas entre sexta-feira e domingo, percorrendo os diversos municípios da região da Cova da Beira.

A competição abre logo com jornada dupla, pela manhã, com um contra-relógio coletivo que liga Seia a Gouveia num total de 15,8 quilómetros e, pela tarde, com uma etapa em linha entre Fornos de Algodres e Figueira de Castelo Rodrigo, um dia já com algumas subidas que podem reduzir o pelotão. Este primeiro dia será importante para marcar as primeiras diferenças na classificação geral.

 

A etapa de sábado, que liga Penamacor a Pinhel numa extensão de 176,8 kms, é o dia mais plano da competição, os velocistas têm a grande oportunidade de brilhar, apesar de terem que sofrer para ultrapassar as curtas subidas que estão na parte final.

Todas as decisões estão guardadas para domingo, numa ligação entre Fundão e Guarda. Quatro Prémios de Montanha marcam a jornada: Alpedrinha, Alto da Torre, Penhas Douradas e Guarda. Esta última fica a menos de 15 quilómetro da chegada, que se localiza bem no centro da cidade mais alta de Portugal, num final onde os 1900 metros finais são a 5%.





Olhando para o pelotão, estarão nas estradas portuguesas um total de 17 equipas, 11 portuguesas e 6 estrangeiras. Para além das equipas Continentais ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, Aviludo Louletano-Loulé Concelho, Efapel Cycling, Glassdrive/Q8/Anicolor, Credibom-L.A.Alumínios-MarcosCar, Rádio Popular-Paredes-Boavista e Tavfer-Ovos Matinados Mortágua estão presentes as equipas de clube JVPerfis Windmob, Santa Maria da Feira-Segmento D’Época-REOL e Óbidos Cycling Team. Do escalão ProTeam chegam as espanholas Burgos BH e Caja Rural-Seguros RGA e, ainda do estrangeiro irão correr Electro Hiper Europa, BAI-Sicasal-Petro de Luanda, Xspeed United e NSJBI Victoria Sports Cycling Team.

Relativamente aos nomes presentes, e apontando, primeiramente, à classificação geral, Frederico Figueiredo, Artem Nych, Joaquim Silva, Henrique Casimiro, Emanuel Duarte, António Carvalho, Délio Fernandez, Jesus del Pino, Luís Fernandes, Hugo Nunes e André Cardoso são os principais nomes a ter em atenção. Das equipas estrangeiras, olho em Pelayo Sanchez, Ander Okamika, José Luis Faura e Abel Balderstone. Para os sprints, Iuri Leitão vem pela Caja Rural e terá a concorrência de Tomas Contte, Santiago Mesa, Rafael Silva, Luis Mendonça e Xavier Cañellas.

By admin