O pelotão internacional está de regresso a Portugal no próximo fim-de-semana. A partir de amanhã e até domingo, disputada-se o VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela. 19 equipas de seis países diferentes compõem o pelotão da prova nacional, onde serão percorridos mais de 520 km pelos municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), responsável pela organização da prova em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.



Olhando para o percurso da competição, a edição deste ano arranca com uma ligação de 197,7 kms entre Trancoso e Mêda. Uma etapa rompe-pernas com um final bastante complicado que fará uma importante seleção entre os favoritos e que pode vir a revelar-se decisiva. A 2ª etapa, entre Belmonte e Sabugal após 151,7 kms, deverá terminar ao sprint e o vencedor final será coroado na Covilhã, depois de partida por Manteigas, passagem pelo Alto da Torre e 171 kms. A subida ao ponto mais alto de Portugal Continental faz-se numa fase precoce da tirada, pelo que pode não favorecer as mexidas dos principais trepadores presentes.

Olhando para o pelotão presente, para além das 9 equipas Continentais portuguesas (Sabgal / Anicolor, Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, ABTF Betão-Feirense e Efapel Cycling), estarão presentes, desse escalão Victoria Sports Pro Cycling Team (Filipinas), Illes Baleares Arabay Cycling (Espanha), Sidi Ali-Unlock Team (Marrocos) e a Mentorise MLM Superstars (Roménia). Do escalão ProTeam, estarão em prova as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Kern-Pharma. Por fim, o pelotão fica composto com as Equipas de Clube portuguesas Portos-Windmob, Santa Maria da Feira-Segmento D’Época, CCL / Matdiver / Anastácio Mendes e a Porminho Team e a Kamen Pazin-Cabo de Penãs-Kiwi Atlantico, que chega da Croácia.



Numa lista de participantes que ainda carece de oficialização, há que destacar a presença do vencedor da edição de 2023 Artem Nych. O russo vem de ser 2º no GP O Jogo e volta a ser um dos candidatos, com Mathias Bregnhøj, Frederico Figueiredo e Maurício Moreira a serem outros candidatos na Sabgal/Anicolor. Emanuel Duarte, vencedor da referida competição, é outro dos principais candidatos. Nas equipas nacionais olho em Abner Gonzalez, Joaquim Silva e Tiago Antunes na Efapel Cycling, Jesus del Pino, Afonso Eulálio na ABTF Betão-Feirense e César Fonte e Hugo Nunes na Rádio Popular-Paredes-Boavista.

Nas equipas estrangeiras, a Caja Rural-Seguros RGA chega com um bloco forte onde Jefferson Cepeda é a grande figura, veremos se é capaz de deixar para trás a má Volta a Turquia realizada. Jordi Lopez e José Felix Parra na Kern-Pharma e Alex Molenaar na Illes Baleares Arabay Cycling são outros nomes a ter em atenção. Para as chegadas rápidas, Iuri Leitão é o principal candidato, no entanto olho em Leangel Liñarez, Marc Bustrenga, Pedro Silva, Miguel Salgueiro, Francisco Peñuela e Luís Mendonça.

By admin