As etapas de montanha podem-se tornar um verdadeiramente inferno para os sprinters. Existe sempre a dúvida se conseguem chegar dentro do controlo caso tenham um mau dia, geralmente tudo corre pelo melhor, o grupetto encontra um bom ritmo e as contas são bem feitas, o problema é quando não se consegue acompanhar o grupetto.




Já vimos Sam Bennett passar grandes dificuldades e o mesmo acontecer com Caleb Ewan neste Tour, chegando ambos acompanhados à meta por 2/3 colegas de equipa, muito depois do vencedor da jornada terminar. Ontem foi a vez de Bryan Coquard sofrer e muito depois de ser o primeiro a descolar do pelotão, o francês está a sofrer de alguns problemas no joelho.

Logo nas primeiras rampas do Col de la Madeleine, e devido ao elevado ritmo imposto pela Bahrain-McLaren, Bryan Coquard ficou para trás, sozinho. Faltavam 80 kms para o final e 2 das subidas mais difíceis do Tour. Coquard é a maior esperança da B&B Hotels – Vital Concept conquistar uma etapa, foi 3º na etapa 7 e está em 4º na classificação por pontos com 171 pontos.




A equipa francesa não ia deixar o seu líder cair sozinho. Apesar de estar tranquilo no grupo dos sprinters que, entretanto, se tinha formado, Jens Debusschere ficou para trás para ajudar Bryan Coquard. “Não temos grandes objectivos sem o Bryan, de que serve um comboio sem um sprinter?”, justificou o belga, que deu tudo o que tinha na descida e na fase de transição entre o Col de la Madeleine e o Col de la Loze.

No sopé da subida final Debusschere, já vazio de forças, disse ao seu colega de equipa para ir. Graças a isso, Coquard chegou dentro do tempo limite, a 35:45 do vencedor apesar de muito, muito sofrimento. Debusschere chegou a mais de 39 minutos, cerca de minuto e meio fora de horas, indo assim para casa. No final disse “É uma pena deixar a prova tão perto de Paris, no entanto vim para a equipa ajudar o Bryan e tenho de dar tudo por tudo por ele.” No final do dia a emoção reinava na Vital Concept, Coquard agradeceu imenso a ajuda e espera conseguir retribuir com bons resultados nas 2 oportunidades que ainda poderá ter, 1 delas em Paris.

By admin