O deserto da Arábia Saudita assistiu a um espectáculo que infelizmente os amantes da modalidade não puderam ver. Num dia a todo o gás de início ao fim, as estradas expostas e algum vento que se fez sentir fizeram com que o pelotão seguisse fraccionado praticamente toda a etapa, com a classificação geral em jogo. O nervosismo era palpável e algumas quedas logo nos quilómetros iniciais, na luta pelo posicionamento, causaram cortes. As bordures começaram e o pelotão ficou partido.




As condições eram benéficas para os ciclistas mais possantes, Santiago Buitrago ou Rui Costa estavam num segundo grupo, enquanto seguiam 27 corredores na frente, com Ewan, Groenewegen ou Gaviria entre eles. Após algumas dezenas de quilómetros de uma frenética perseguição um segundo grupo conseguiu juntar-se e ficaram 50 corredores na frente. Foi nessa altura que tudo acalmou, a cerca de meio da etapa, e se formou uma escapada com 3 elementos: Anthony Turgis, Edward Planckaert e Benjamin DeClercq.

Os 2 últimos apenas queriam as bonificações e recuaram para o pelotão já que nesta fase o vento frontal era bastante forte. O francês chegou a ter quase 5 minutos de vantagem, enquanto Bonifazio e Keisse andaram intermédios alguns quilómetros. A cerca de 30 kms da meta o ciclista da TotalEnergies abdicou da tentativa com o pelotão a andar também muito devagar pois não o queria alcançar, ainda passou na frente do último sprint intermédio, com Rui Costa a ir buscar mais 1 segundo de bonificação.




A nervosismo aumentou novamente quando a Quick-Step tentou alguns ataques em zonas de ventos cruzados, ficando um grupo de 20 elementos para trás. Depois disso Niki Terpstra ainda tentou surpreender na preparação do sprint, mas nada feito, espaço para os sprinters brilharem. Os comboios foram curtos, de 2/3 elementos, com Lotto-Soudal e depois UAE Team Emirates e BikeExchange em destaque. A diferença foi que Groenewegen estava na roda de Mezgec e Gaviria muito longe da roda de Richeze, preferindo a roda de Ewan.

Groenewegen teve terreno aberto para desta forma somar a primeira vitória da temporada e a primeira vitória com as cores da BikeExchange, com Ewan muito mal colocado a fazer uma recuperação impressionante para terminar em 3º, mesmo atrás de Dan McLay. Assim sendo, Santiago Buitrago conseguiu conservar a liderança antes do penúltimo e decisivo dia, num dia muito complicado para o pequeno colombiano. Rui Oliveira esteve envolvido no lançamento do sprint e Rui Costa também terminou no grupo principal.

By admin