A 42ª edição do Troféu Joaquim Agostinho abriu com o já tradicional prólogo na vila do Turcifal. 8 quilómetros que se costumam fazer muito rápido e onde seria coroado o primeiro camisola amarela da competição.
O último ciclista a partir foi também aquele que melhor tempo fez. Gustavo Veloso voltou a mostrar que ainda é um ciclista muito forte no esforço individual e venceu o prólogo. O veterano galego completou os 8000 metros em apenas 10:20, menos 5 segundos que o seu companheiro de equipa Samuel Caldeira, que passou grande parte da etapa no primeiro lugar provisório.
O terceiro lugar ficou entregue a Nikolay Mihaylov, da Efapel, a 12 segundos, com outro Efapel, Sérgio Paulinho a terminar em 4º. Estas foram as equipas que dominaram o top 10 da etapa, já que a W52-FC Porto ainda colocou mais 2 ciclistas (Ricardo Mestre e Edgar Pinto), sendo que Henrique Casimiro foi o 3º representante da Efapel entre os 10 melhores. Daniel Freitas 8º, Alejandro Marque 9º e Marco Doets 10º completaram o top 10 que ficou separado por 23 segundos.
Amanhã, Sobral de Monte Agraço recebe a chegada da 1ª etapa em linha, após partida em Ventosa, naquela que deve ser a única etapa disputada pelos sprinters presentes na competição portuguesa.
Foto: João Fonseca