Depois de António Morgado, há mais um português a rumar à Hagens Berman Axeon! Falamos de Gonçalo Tavares, também ele de 18 anos, e o braço direito do campeão nacional nas últimas temporadas. Dupla temível no ciclismo nacional e internacional do escalão júnior, Tavares e Morgado vão continuar a evoluir juntos, desta vez na formação norte-americana liderada por Axel Merckx, que já deu muitos corredores ao World Tour.
Ciclista de enorme qualidade e com um potencial tremendo, Gonçalo Tavares é um trepador por natureza que este ano conta com 3 vitórias (Prova de Abertura e duas etapas na Volta a Portugal), para além de ter sido vice-campeão nacional de estrada e contra-relógio, 2º na Volta a Portugal, Volta a Loulé e Volta a Valladolid, 3º no GP Minho, 4º na Ruta Albariño, 6º na Gipuzkoa Klasikoa, 8º na Vuelta a Besaya e 9º no Giro della Lunigiana. Muita regularidade durante todo o ano por parte do ciclista natural de Proença-a-Nova.
Este é o passo certo na sua carreira, irá para uma das melhores equipas de formação do Mundo e o próprio também o admite, afirmando que “não tenho dúvidas que este é o ambiente certo para crescer e evoluir.” Koos Moerenhout, um dos responsáveis da equipa disse, no comunicado de apresentação do português que “o programa da equipa vai dar-lhe a oportunidade de perceber que tipo de ciclista realmente é e onde pode melhorar.” Desejamos, obviamente, a melhor das sortes ao Gonçalo Tavares neste nova aventura e no que resta da temporada, ele que vai juntamente com a selecção portuguesa estar presente nos Campeonatos do Mundo a disputar na Austrália na próxima semana.