A temporada de ciclismo teve o seu início na Europa com o tradicional Challenge de Maiorca. A abrir os 4 dias de competição estava Trofeo Ses Salines, com um final em alto numa montanha de 5 kms a 6,2%. Rasmus Iversen, Antonio Soto e Jacob Hennessy foram os 3 aventureiros do dia.
No pelotão, e desde cedo, foi a Movistar, a comandar o pelotão, tendo em vista uma possível vitória de Alejandro Valverde. 6 minutos foi a diferença máxima e a partir daí, a equipa espanhola começou a reduzi-la. À entrada dos 50 quilómetros finais, Pim Lightart e Lars Boom chegaram a andar entre a fuga e o pelotão no entanto estes ataques não deram em nada.
Evitando surpresas, a fuga era apanhada a 30 quilómetros da meta. Ninguém atacou no entanto o pelotão estava nervoso e uma queda feia aconteceu. Entre os envolvidos ficou Mikel Landa, que foi obrigado a abandonar a clássica, indo direto para o hospital.
A subida iniciou-se com um pelotão já reduzido e mal a estrada inclinou começaram os ataques. Foi aí que apareceu José Gonçalves. O português rapidamente ganhou 16 segundos de vantagem, recebendo a companhia do francês Guillaume Martin. Este duo entrou isolado no quilómetro final mas aí José Gonçalves começou a ceder.
De trás apareceu Jesus Herrada que passou tudo e todos para conseguir a primeira vitória da temporada no primeiro dia de competição. Já a 11 segundos, Guillaume Martin ainda conseguiu ser 2º, enquanto que Bauke Mollema bateu o campeão do Mundo Alejandro Valverde na luta pelo 3º lugar.