A corrida por pontos que terminou há poucos minutos foi apenas o culminar de uma prova quase perfeita de Iuri Leitão. O ciclista português de 25 anos foi o mais forte hoje, claramente superior à concorrência, ganhou o Scratch, venceu a Tempo Race, foi 2º na Eliminação e controlou de forma quase perfeita uma corrida por pontos que é sempre muito tensa e muito confusa. Iuri Leitão terminou com 188 pontos, face aos 180 de Benjamin Thomas e os 171 do japonês Itamura.
Esta foi uma vitória importantíssima também a médio prazo, permitiu a Portugal somar imensos pontos para o apuramento olímpico e foi um triunfo histórico, pela primeira vez Portugal tem um campeão do Mundo de elites na Pista, isto depois de diversas medalhas europeias e até conquistas na Taça do Mundo. Parabéns a Iuri Leitão e a toda a equipa da Pista, não só pela grande vitória, mas foi todo o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, que tem agora mais um merecido prémio.
Minutos antes Ivo Oliveira tinha carimbado o 4º posto na perseguição individual, foi batido na luta pelo bronze pelo poderoso Jonathan Milan.