113 ciclistas à partida em Penedono, no regresso do pelotão à estrada depois do dia de descanso. Julius Johansen e Luis Angel Mate foram os primeiros a tentar, no entanto até à contagem de montanha em Mêda formaram-se novas tentativas até que 11 ciclistas ficaram na frente de corrida. Eram eles Xavier Cañellas, Julius Johansen, José Félix Parra, Hugo Aznar, Tomas Contte, Fábio Costa, Andrew Vollmer, Bruno Silva, Luís Mendonça, Angel Fuentes, Hugo Scala Jr. e Aleksandr Grigorev.



Passada a meta volante de Mêda, Contte ficava à espera do pelotão, deixando 10 ciclistas na frente, onde se destacava Parra, a pouco mais de 3 minutos da liderança de Afonso Eulálio. Com a diferença a atingir os 6 minutos, a Caja Rural decidiu assumir a perseguição no pelotão, ainda na subida da Serra de Bornes. Essa foi uma subida muito atacada no pelotão, a Efapel tentou de tudo nos últimos quilómetros mas ninguém se conseguiu destacar. A fuga perdia tempo rapidamente, no entanto foi sol de pouca dura.

A organização no pelotão voltou a demorar, a vantagem aumentou, até Aviludo-Louletano e Caja Rural se aliarem na perseguição. Após a primeira passagem pela meta, a fuga tinha apenas 1 minuto de vantagem e, no pelotão, aparecia a Burgos-BH, aumentando e reduzindo bastante o grupo principal, onde até Afonso Eulálio chegou a atacar. Na frente, Grigorev era quem mais tentava atacar mas foi a 4 quilómetros do fim que Scala Jr., Johansen e Fábio Costa conseguiram ganhar uma pequena vantagem. Este trio passou a duo antes do quilómetro final, quando num pequeno topo o português forçou o ritmo e Johansen cedia.



A vitória estava na frente, Fábio Costa foi quem liderou e, em teoria, era o ciclista mais rápido no entanto deixou Hugo Scala Jr. lançar o sprint, foi surpreendido e não conseguiu mais apanhar a roda do norte-americano. Primeira vitória como profissional para o ciclista da Project Echelon, para desalento do jovem português. Johansen ainda foi 3º a 10 segundos. O pelotão lutou pelo 8º posto, a 38 segundos, com Nicolas Tivani a liderar o grupo. Afonso Eulálio mantém a lideraça da Volta a Portugal.

By admin