Segundo dia da Volta ao País Basco, uma etapa com mais dificuldade que ontem e que já não viu Pello Bilbao estar à partida devido a doença. Tal como ontem, os ciclistas espanhóis voltaram a estar em grande número na frente, com Javier Romo, Jesus Ezquerra, Txomin Juaristi, Jon Barrenetxea e Carlos Garcia Pierna a terem a companhia do francês Alan Jousseaume. Esta fuga viu INEOS Grenadiers e Movistar tomar conta do pelotão, numa corrida que se manteve com a situação inalterada até aos 48 quilómetros para o fim.



Na subida de Saldias, a mais complicada do dia, e depois de Ethan Hayter ter ficado para trás, Richard Carapaz primeiro e Mikel Landa depois desferiram ataques. Foi o basco que rompeu com a resistência do pelotão, um a um foi apanhando os ciclistas da fuga até chegar à frente de corrida, onde já só estavam Jousseaume, Romo e Barrenetxea. Até à última subida do dia, Landa ficou sozinho mas a sua aventura terminou a 18 quilómetros do fim.

Já em plena subida final os ataques voltaram, primeiro com Lilian Calmejane e Abel Balderstone, a quem mais tarde se juntava David de la Cruz. A diferença deste trio nunca foi superior a 10 segundos, a Movistar continuava a trabalhar no pelotão e o grupo voltou a estar compacto a 1 quilómetro do topo. Marc Soler apareceu na frente, forçou o ritmo mas não conseguiu fugir, pelo que o pelotão entrou compacto na descida. Os últimos 5 quilómetros foram feitos a alta velocidade, com Alex Aranburu a ser a causa de tudo, arriscando muito nas curvas.



O espanhol não conseguiu distanciar-se mas provocou cortes no pelotão. Sem conseguir fugir, Aranburu recolheu-se no grupo mas num final tão rápido era importante estar na frente e foi nessa altura que apareceu Ide Schelling. O neerlandês colocou-se na frente, fez as curvas finais na primeira posição e não mais saiu de lá, sprintando para o triunfo à frente de Matteo Sobrero e David Gaudu, que soma 4 segundos de bonificação. Com alguns cortes na chegada, o grande derrotado do dia foi Enric Mas, que cedeu 11 segundos. Ruben Guerreiro e Nelson Oliveira chegaram na frente, em 10º e 21º respetivamente. Schelling é o novo líder da Volta ao País Basco.

By admin