Está tudo a correr mal para Tom Dumoulin e para a Sunweb, especialmente nas Grandes Volta. Ora vejamos, antes do Giro Wilco Kelderman lesionou-se e isso impossibilitou o holandês de estar ao lado de Tom Dumoulin. Na etapa 5 do Giro, envolvido numa queda colectiva, Tom Dumoulin chegou com o joelho bastante mal tratado, muito ensanguentado. Perdeu muito tempo, mas ainda terminou a etapa, não viria a partir para a 6ª tirada. A esperança recaia sob Sam Oomen, que também se retirou cedo da prova.
Depois disso Tom Dumoulin regressou no Criterium du Dauphine, só que ainda longe, muito longe do seu melhor. Viria a desistir na 7ª jornada ainda com problemas no joelho. Estava planeado um estágio em altitude onde supostamente o vencedor do Giro 2017 iria ultimar as preparações para o Tour, só que no caminho para esse estágio voltou para trás e decidiu ir para casa para conseguir mais repouso, logo aí se adensaram os rumores sobre uma possível ausência de Dumoulin do Tour.
No final do dia de ontem a Team Sunweb confirmou o que já se especulava, Tom Dumoulin vai mesmo falhar o Tour, deixando a equipa órfã do seu grande líder. No comunicado oficial pode-se ler algumas declarações do holandês de 28 anos. “O último mês foi muito difícil e com alguns contratempos na recuperação do joelho. Depois do que aconteceu no queria mesmo ir ao Tour, mas esta semana apercebi-me que não é um objectivo realista para o meu nível actual. Tentei realmente muito mas tenho de ouvir o meu corpo e libertar-me de perseguir um objectivo irrealista.”
É uma decisão lógica, caso a lesão no joelho se agravasse poderia mesmo estar em causa a carreira de Dumoulin. Agora o ciclista da Team Sunweb pode eventualmente focar-se na Vuelta ou num possível título mundial de contra-relógio. Quanto à equipa, deverá agora apostar tudo em Michael Matthews e na camisola verde do australiano já que Wilco Kelderman ainda não dá as garantias necessárias para um bom lugar na geral.
Com Chris Froome de fora devido a lesão, com Tom Dumoulin de fora devido a lesão e Primoz Roglic ausente por opção, Geraint Thomas é o último resistente do top 4 de 2018, sendo que o galês eu um grande susto à Team Sky na Volta a Suiça, ficando bastante combalido depois de uma queda. No entanto não passou apenas disso, um susto e Thomas estará em Bruxelas.