Um percurso de 12 quilómetros feito em ida e volta numa enorme recta foi o que os ciclistas da Vuelta a San Juan tiveram de percorrer hoje, em modo de contra-relógio individual. Sem a utilização da “cabra” e com os últimos ciclistas a partir a beneficiarem de uma temperatura bem mais amena, hoje foi dia de alguns resultados bem surpreendentes.




Os especialistas em prólogos, Tom Bohli e Mathias Brandle partiram bem cedo e especialmente o registo de Tom Bohli pensou-se que poderia dar pódio (14:09), mas só chegou para o 8º lugar. O mote para as surpresas foi dado primeiro com Conor Dunne e Mattia Cattaneo e depois consumou-se quando Felix Grossschartner terminou com 13:57, o primeiro abaixo dos 14 minutos.

Muito se falou nos últimos dias do jovem prodígio de 19 anos Remco Evenepoel, no seu 1º ano de sub-23 a correr com os elites e o belga não desiludiu, saltando para a liderança provisória com 13:53. Só que esteve lá pouco tempo, Valerio Conti protagonizou aquela que será certamente um dos momentos “uau” da temporada ao tirar 8 décimas de segundo a Evenepoel.




A Deceuninck-Quick Step ainda tinha mais uma grande arma guardada, aquela que a formação de Patrick Lefevere está a guardar para a classificação geral. Julian Alaphilippe foi o penúltimo a partir e dominou no rapidíssimo percurso de 12000 metros, parando o relógio em 13:41, 12 segundos menos que a concorrência mais próxima. Conti ficou em 2º, Evenepoel em 3º, Grossschartner terminou em 4º e o top 5 foi fechado por Winner Anacona.

A reduzida distância e duração deste esforço permitiu aos sprinters entrarem na discussão, Fernando Gaviria foi 6º a 21 segundos e Peter Sagan 7º a 26 segundos. Quanto a ciclista para a classificação geral, o argentino Laureano Rosas e o veteraníssimo espanhol Oscar Sevilla também se defenderam muito bem. Alexander Grigorev foi, tal como ontem, o melhor representante do Sporting/Tavira, fechou em 16º na etapa e está agora em 14º na geral. Tiago Machado foi 31º, Alejandro Marque foi 42º, Nicola Toffali acabou em 44º, José Mendes fechou em 118º e Rinaldo Nocentini foi 146º.




 

 

 

 

 

By admin