A primeira etapa em linha do Giro d’Italia começou sem Krists Neilands que, devido a uma queda já depois do contra-relógio de onte, fraturou a clavícula e foi forçado a abandonar. Vincenzo Albanese, Filippo Tagliani e Umberto Marengo marcaram a primeira fuga da prova, uma escapada 100% italiana.



Após a única contagem de montanha, onde passou na frente assegurando a subida ao pódio, Albanese teve um furo e esperou pelo pelotão. Os restantes dois transalpinos continuaram a sua aventura até aos 26 quilómetros finais. No pelotão, muitas equipas trabalharam, com destaque para Lotto-Soudal, Alpecin-Fenix, Bora-Hansgrohe e Jumbo-Visma.

A fuga foi apanhada a tempo do sprint bonificado do dia, ontem Filippo Ganna foi o primeiro, alargando a sua vantagem na geral. Remco Evenepoel somou 2 segundos e Gianni Moscon 1. O nervosismo habitual das primeiras etapas fez-se sentir, muitas equipas passaram pela frente, nenhum comboio conseguiu dominar o final.



Num final rapidíssimo, foram a Cofidis e a UAE Team Emirates a lançar o sprint. O primeiro sprint a lançar-se na frente foi Tim Merlier a cerca de 200 metros do fim, Giacomo Nizzolo e Elia Viviani colaram-se na sua roda mas o sprint do belga foi impressionante, estando sempre na frente e não dando hipóteses. Primeira vitória do belga em Grandes Voltas, logo na primeira oportunidade que teve! Filippo Ganna chegou no pelotão e mantém a liderança do Giro.

By admin