Esta foi, de longe, a etapa mais complicada para o pelotão no UAE Tour. Logo para começar porque a fuga deu muito mais trabalho que em dias anteriores, com Victor Campenaerts, Stijn Steels, Umberto Marengo e Jasper de Buyst. Para além disso houve várias quedas a afectar homens da geral, Pozzovivo, Buchmann e Brambilla ficaram envolvidos durante a jornada, sem grandes consequências físicas.
O grupo principal foi perseguindo o quarteto dianteiro, que chegou a ter 7 minutos de avanço. Trek-Segafredo e UAE Team Emirates foram as equipas mais activas nesta perseguição e, mesmo antes do início da subida final, a 11 quilómetros da chegada, a fuga era alcançada.
Numa estrada muito larga, característica da subida a Jebel Hafeet, viram-se várias equipas a colocarem-se na frente. A primeira movimentação surgiu por parte de Quentin Jauregui, aparecendo a CCC Team na frente do pelotão que, estava cada vez mais reduzido e enfilado. Este trabalho culminou num primeiro ataque de Victor de la Parte.
A 6 quilómetros do fim, surgiram os primeiros movimentos entre os favoritos, com Adam Yates a atacar, levando consigo Alexey Lutsenko e David Gaudu. Um quilómetro passado e Yates deixava os seus companheiros de fuga para trás. Do grupo dos favoritos saía Tadej Pogacar. O esloveno rapidamente chegou ao duo perseguidor, descansou um pouco e, logo depois, saiu em perseguição a Yates, com somente Lutsenko a seguir o esloveno.
Numa cadência impressionante, Adam Yates foi abrindo espaço para Pogacar e Lutsenko, entrando nos 3 quilómetros finais com 35 segundos de vantagem. O britânico pedalou para uma vitória impressionante, coroando o topo de Jebel Hafeet com 1:03 de vantagem para Tadej Pogacar. Alexey Lutsenko liderou um grupo perseguidor com Gaudu e Majka a 1:30, com um grupo ainda maior, a 1:56, encabeçado por Diego Ulissi.
Esta enorme exibição vale a liderança destacada do UAE Tour a Adam Yates. O ciclista da Mitchelton-Scott lidera com 1:07 de vantagem para Pogacar e 1:35 para Lutsenko. Quinta feira há novo duelo em Jebel Hafeet!