Não é só na Bélgica que há ciclismo, em Espanha começa-se a preparar a Volta ao País Basco e o pelotão foi até Estella para disputar mais uma edição do Grande Prémio Miguel Indurain. Alessandro Fancellu, Mikel Bizkarra, Matyáš Kopecký e Xavier Cañellas formaram a pequena fuga do dia, sempre marcada de perto por Movistar, UAE Team Emirates e EF Education First.



A corrida teve uma nova cara a 60 quilómetros da chegada, quando Bizkarra foi apanhado, terminando, assim, a principal escapada da clássica espanhola. Depois de alguma acalmia, Javier Romo tentou a sua sorte a 35 quilómetros, pouco durou o ataque do ciclista da Astana, seguindo-se tentativas de Nelson Oliveira e Luis León Sánchez. Já na subida do Alto de Eraul, a apenas 13 quilómetros do fim as mexidas já foram mais sérias.

Ion Izagirre foi o primeiro a atacar, seguiram-se Marc Soler, Esteban Chaves e novamente Izagirre. Foi à segunda que o basco da Cofidis conseguiu fugir ao grupo dos favoritos, faltavam cerca de 10 quilómetros. Sergio Higuita fez a ponte até Izagirre, o duo manteve-se unido até ao Alto Ibarra, onde Izagirre voltou à carga e deixou Higuita nas covas.



O basco estava com outro ritmo, passou no topo com uma pequena vantagem mas que foi suficiente para, no final, celebrar o triunfo, o primeiro em praticamente 1 ano. A 2 segundos, Higuita foi 2º, com Mattias Skjelmose a completar o pódio a 13. Esta é a segunda vitória da carreira no GP Miguel Indurain para Ion Izagirre, depois de o ter conseguido em 2016.

By admin