Começou, na região das Astúrias, mais uma edição da Vuelta Asturias, uma competição habituada a presença portuguesa. Este ano não foi exceção, com ABTF Betão-Feirense e Sabgal/Anicolor a representarem as cores nacionais, num pelotão onde a UAE Team Emirates era a grande equipa presente, com Isaac del Toro e António Morgado a encabeçarem a equipa. A primeira etapa era tudo menos fácil, com 5 contagens de montanha, incluindo o difícil Alto del Cordal a apenas 7 quilómetors da chegada.
Oliver Rees colocou a Sabgal/Anicolor na fuga, com o britânico a ter a companhia de Francisco Muñoz, Ibon Ruiz, José María García, Asier Pablo Gonzalez e Victor Martínez. Apesar dos 5 minutos de vantagem máxima, a UAE Team Emirates tinha tudo sob controlo e, no sopé do Alto del Cordal o pelotão já estava compacto. O grupo principal já estava reduzido a menos de 50 unidades, Gonzalo Serrano e José Manuel Diaz ainda tentaram atacar de longe mas o favoritismo de Isaac del Toro confirmou-se.
O mexicano atacou nas rampas mais duras da subida, alargou a vantagem na descida e chegou a Pola de Lena com 1:01 para os mais diretos perseguidores. Quem viria a terminar em 2º foi o seu companheiro de equipa Rafal Majka, dando a dobradinha à UAE Team Emirates. A 1:04 chegavam Eric Fagundez e o jovem português Afonso Eulálio! Chegada a conta-gotas dos ciclistas, com o top-10 a ficar separado por 2 minutos. Na geral, Del Toro tem 1:05 para Majka e 1:10 para Fagundez. Eulálio também é 4º a 1:14.