Foto: Cor Vos

A segunda etapa do Tour Down Under começou bem tranquila não obstante o início com 10 quilómetros a subir. Jardi Christian van de Lee e Luke Burns protagonizaram a fuga do dia e a luta pelos pontos da montanha, que no final de contas sorriu ao australiano. Sempre com a situação controlada no pelotão havia 2 segundos de bonificação para disputar, o primeiro ganho de forma sorrateira por Isaac del Toro, o segundo foi para Caleb Ewan, na defesa dos seus companheiros Simon Yates e Luke Plapp.

Jayco e Ineos endureceram um pouco o ritmo antes da última passagem por Fox Creek, a maior dificuldade do dia, 1,5 kms bem complicados. No entanto, foi a Soudal a tentar partir o grupo, com Pieter Serry a lançar Julian Alaphilippe. O francês tentou, mas a pólvora estava seca, e os ciclistas que ganharam alguma distância e coroaram o topo da colina na frente foram Luke Plapp e Jhonatan Narvaez, por iniciativa do australiano. Narvaez era o mais rápido dos 2 e Plapp não colaborava, apenas tentava deixar o equatoriano para trás também porque no pelotão ainda estava Caleb Ewan.




Assim que Plapp e Narvaez foram alcançados lançaram-se ao ataque Quinn Simmons e Bastien Tronchon, que ganharam alguns metros e já se foram mantendo até à entrada do quilómetro final. Foi nesse momento que atacou Isaac del Toro, que tinha estado bastante activo o dia todo (foi buscar bonificação e ainda trabalhou um pouco na subida para alcançar Plapp e Narvaez). O ataque foi forte, o final era rápido e houve um momento de grande descoordenação no grupo principal, isso tudo contribuiu para que o jovem mexicano de 20 anos conseguisse erguer os braços com um duo da Israel-Premier Tech nos calcanhares, Corbin Strong e Stephen Williams foram 2º e 3º, respectivamente. Ruben Guerreiro conseguiu um excelente 7º lugar e António Morgado foi 18º, também com o mesmo tempo do vencedor.

Desta forma Isaac del Toro ficou também com o símbolo de liderança com 2 segundos para Corbin Strong e 7 para Biniam Girmay. O mexicano mal conseguia falar no final da etapa de tão emocionado que estava, há muitos anos que o México não tinha um ciclista deste calibre.

By admin