Sempre em subida! Foi desta forma que falamos, no dia de ontem, da prestação de Portugal nos Campeonatos do Mundo de Roubaix 2021 e depois de várias ameaças, a medalha finalmente chegou! Foi preciso esperar pela última corrida do programa, a prova de Eliminação, para vermos Portugal subir ao pódio, com Iuri Leitão a ficar encarregue desse feito.
O jovem ciclista fez uma corrida excelente, foi vendo os seus rivais serem eliminados e apenas perdeu o título mundial no sprint final para … Elia Viviani. É verdade, o experiente corredor transalpino voltou a roubar uma medalha ao luso, tal como aconteceu no dia de ontem, na prova de Omnium. Mesmo assim, enorme prestação de Iuri Leitão, que sai de Roubaix com uma medalha de prata! O 3º lugar foi para Sergei Rostovtsev.
https://twitter.com/UCI_Track/status/1452290898197417985
Ainda durante o dia de hoje, e bem cedo, Maria Martins foi a primeira a ir para o velódromo, competindo na corrida por Pontos. Com duas voltas dadas ao pelotão e um ponto somado num dos sprints, Tata contabilizou 41 pontos, que lhe valeram o 6º lugar final. Lotte Kopecky sagrou-se campeã do Mundo, com 76 pontos, contra os 72 de Katie Archibald e 60 de Kirsten Wild.
João Matias e Rui Oliveira participaram no Madison e numa prova sempre emocionante e com um ritmo infernal, a dupla portuguesa finalizou em 6º, com 27 pontos. Os campeões olímpicos Michael Morkov e Lasse Norman Hansen levaram o ouro, sendo acompanhados no pódio por Simone Consonni e Michael Scartezzini da Itália e Kenny de Ketele e Robbe Ghys da Bélgica.