Decorreram no passado fim-de-semana, os Campeonatos Nacionais de Pista. Todos os grandes nomes portugueses estavam presentes, com exceção de Rui Oliveira que estava a correr pela UAE Team Emirates em Espanha. Desta forma, era esperada uma grande luta pelas medalhas e pelas camisolas de campeão nacional, nas provas que aconteceram no Velódromo Nacional de Sangalhos.
Recentemente coroado campeão europeu de Scratch, Iuri Leitão chegou a Anadia com a moral em alta e não deixou nada para ninguém. No sábado, esteve presente em todas as provas e .. venceu todas. Na corrida de eliminação derrotou Ivo Oliveira e Diogo Narciso, no Scratch superou Diogo Narciso e João Matias, na Corrida por Pontos venceu à frente de Ivo Oliveira e Daniel Dias e, Madison, em parceria com Diogo Narciso superaram as duplas Carlos Salgueiro/Rodrigo Caixas e João Matias/ Ivo Oliveira
Domínio absoluto do ciclista natural de Viana do Castelo que regressou à pista de Sangalhos no domingo, para a competição de Omnium, onde é o atual campeão do Mundo. Mais um dia e mais uma vitória e outro título nacional. Iuri Leitão venceu as quatro provas do concurso olímpico (Scratch, Tempo Race, Eliminação e Corrida por Pontos) para terminar com 206 pontos, mais 70 que o segundo classificado Ivo Oliveira. João Matias foi 3º com 126 pontos.
Entre as elites femininas, o domínio também foi absoluto, com Maria Martins a vencer todas as competições. No sábado, a ciclista olímpica venceu o Scratch, Corrida por Pontos e Eliminação. Já no domingo venceu o Omnium, depois de triunfar nas 4 provas que constituem a competição, terminando com 165 pontos, mais 25 que a rival mais direta. Por curiosidade, em todas as competições das elites femininas o pódio foi sempre o mesmo, com Maria Martins a ser acompanhada por Beatriz Roxo e Patrícia Duarte.
Foto: FPC