Dia após dia, a prestação de Portugal nos Campeonatos do Mundo de Pista de Roubaix continua a melhorar. Depois de Rui Oliveira ter sido 10º no Scratch e de Maria Martins ter sido 5ª, no dia de ontem, na prova de Omnium, hoje foi a vez de Iuri Leitão brilhar. Depois de já ter estado em competição na Perseguição Individual, onde foi 16º, um lugar atrás de João Matias que foi 15º.
Hoje, o ciclista luso participou na prova de Omnium e brilhou! Leitão abriu com um 4º posto no Scratch, seguindo-se a Tempo Race, onde foi 2º. A meio do Omnium, o corredor era 2º, com 72 pontos, a apenas 8 do britânico Ethan Hayter. A corrida de Eliminação não correu tão bem e o 8º lugar fez com que este descesse para 3º, com 98 pontos, agora a 16 pontos de Hayter.
Determinado em manter o pódio, Iuri Leitão somou pontos em muitos dos sprints, ganhando 2 deles, o que fez com que mantivesse o pódio até ao sprint final. A luta estava intensa e, com o último sprint a valer a dobrar, a medalha de bronze ainda não estava assegurada.
Atrás de si tinha Elia Viviani e o pistar italiano fez valer a sua experiência e venceu o derradeiro sprint.Infelizmente para Portugal e para Iuri Leitão, Viviani passava para 3º, com 121 pontos, contra os 117 de Leitão. Ethan Hayter dominou de fio a pavio o Omnium, vencendo com 180 pontos. Aaron Gate ficou com a prata, com 124 pontos.
Amanhã é o derradeiro dia de competição dos Mundiais de Roubaix e Portugal terá dupla participação. Iuri Leitão irá estar presente na Corrida de Eliminação e João Matias e Rui Oliveira farão dupla no Madison.
Foto: FPC