Está, oficialmente, resolvido o futuro de Iuri Leitão! Após uma temporada de 2023 muito positiva, a melhor da carreira, o ciclista de Viana do Castelo rubricou um novo contrato com a Caja Rural-Seguros RGA, mantendo-se na equipa espanhola, pelo menos, até 2025. Na equipa espanhola desde 2022, o sprinter português tem evoluído a olhos vistos, não só na estrada mas também na pista, onde já é um dos melhores do Mundo.

Se no ano passado venceu uma etapa na Ronde de l’Oise, este ano o nível das vitórias subiu, e muito! A vitória em etapa conquistada na Volta a Grécia foi o pilar para conquistar a geral, vencendo, pela primeira vez, na categoria 2.1 UCI. Nessa prova também conquistou a camisola por pontos, fruto da sua regularidade, com mais 3 pódios. Veio a Portugal vencer duas etapas no GP Beiras e Serra da Estrela, antes de se focar nos Mundiais de Pista de Glasgow, onde se tornou campeão do Mundo na disciplina de Omnium. O maior feito da carreira de Leitão catapultou o português para um patamar ainda mais alto. Seguiram-se provas em Espanha, França e Eslováquia onde conseguiu 6 top-10. Terminou a temporada em grande, ao vencer uma etapa da CRO Race, frente a nomes como Elia Viviani e Alexander Kristoff.



A expectativa sobre o futuro de Iuri Leitão era muita, o contrato com a Caja Rural-Seguros RGA terminava e o português vai optar pela estabilidade. Numa equipa que já conhece muito bem e onde já é uma das grandes figuras, o ciclista de 25 anos terá cada vez mais oportunidades de liderança. O facto de ter liberdade para realizar um vasto programa de pista também deve ter pesado na decisão do português que tem a mira posta nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Na estrada, é notório que o rendimento melhorou, a confiança ajuda, veremos em 2024 se terá duelos com os principais sprinters. O próximo passo é fazer algumas competições World Tour, bem como, possivelmente, estrear-se na Vuelta a Espanha 2024, se a Caja Rural-Seguros RGA for convidada.

 

By admin