Mais um dia de muita montanha na Vuelta às Astúrias e, apesar de não haver chegada em alto, o Alto del Acebo seria fundamental para o desfecho da etapa, uma vez que a etapa iria terminar após a descida da referida escalada. Orluis Aular, Jesus Ezquerra, Txomin Juaristi, Alessandro Fancellu, Paul Ourselin, Vinícius Rangel, Vojtech Repa e Michel Ries marcaram a fuga do dia, escapada que durou na frente até aos derradeiros 35 quilómetros.



O pelotão entrou compacto na subida para o Alto del Acebo e nas primeiras rampas começou a decidir-se a corrida. Com o líder Simon Yates a descolar bem cedo, a Movistar tentava a sua sorte, com Sergio Samitier e Ivan Sosa a distanciarem-se. Samitier ajudou Sosa enquanto pode, deixando o seu companheiro na frente para os quilómetros finais de subida.

Sosa deu tudo o que tinha a subir, passando com praticamente 20 segundos de vantagem para Lorenzo Fortunato e 50 para um grupo mais numeroso. Os 18 quilómetros que se seguiram foram muito rápidos, Sosa manteve a diferença e, em Cangas del Narcea celebrou o primeiro triunfo do ano. A 11 segundos chegou Fortunato e, logo atrás de si, fazendo uma descida espetacular, terminava Igor Arrieta.



Estas diferenças fazem com que Ivan Sosa seja o novo líder da Vuelta às Asturias, antes da derradeira etapa da competição, mais um dia com montanha mas sem chegada em alto. Joaquim Silva voltou a ser o melhor português, terminando em 14° a 2:22.

By admin