Último dia de Campeonatos Nacionais em Mogadouro, com a entrega do principal título, o de elites masculino. Prova mais longa destes 3 dias de competição, onde se iria encontrar o sucessor de João Almeida, ciclista que venceu precisamente em Mogadouro no ano passado. Os primeiros quilómetros foram de muitos ataques mas rapidamente formou-se a fuga do dia, composta por Ivo Oliveira, Pedro Andrade, David Livramento, César Martingil, Rodrigo Caixas, Gaspar Gonçalves, Rafael Reis, Gonçalo Carvalho, António Barbio e Bernardo Gonçalves.



Pouco antes da entrada no circuito final, ao quilómetro 56 e depois de mais de 20 quilómetros de perseguição, também Rui Oliveira, Fábio Costa, Luís Gomes e Rafael Silva se juntavam à frente, formando um grupo ainda mais perigoso que, neste momento tinha já mais de 2 minutos de vantagem para o pelotão. Das equipas nacionais, apenas a Rádio Popular-Paredes-Boavista não tinha ninguém na frente, o que obrigava os boavisteiro a trabalhar. As voltas iam passando e a vantagem para entre os grupos aumentando, com a fuga de 13 a ter 4:30 de avanço à falta de 60 quilómetros.

Com cerca de 50 quilómetros por percorrer a situação de corrida mudava pela primeira vez. Com o pelotão a já mais de 5 minutos e irremediavelmente fora da luta pelas medalhas, Ivo Oliveira atacava na frente, abrindo logo uma vantagem considerável. Usando a sua capacidade de contra-relogista, Oliveira voou pelas estradas de Mogadouro e entrou nos 10 quilómetros finais com mais de 3 minutos para o grupo perseguidor que, com a dureza do percurso se tinha desfeito por completo, ficando reduzido a Rui Oliveira, Rafael Reis e Luís Gomes.



Já com muitos quilómetros em solitário, Ivo Oliveira começou a ver a sua vantagem diminuir nos quilómetros finais, no entanto a vitória nunca esteve em risco. No final, o ciclista da UAE Team Emirates celebrava a grande vitória da sua carreira na estrada, juntando ao título nacional de contra-relógio que havia conquistado em 2021. Rui Oliveira deu a dobradinha à família e à equipa a 1:06 com Luís Gomes a completar o pódio a 1:15.


Foto:FPC

By admin