A Federação Portuguesa de Ciclismo disponibilizou há poucos dias o Plano de Actividades e Orçamento para o ano de 2019 e o documento inclui os desígnios e a programação tendo em vista a próxima temporada.




Uma das grandes novidades é o local dos Campeonatos Nacionais. As provas de sub-23, elites masculinos e femininas irão decorrer em Melgaço, de 27 a 30 de Junho, localidade que irá suceder a Belmonte. Os escalões de juniores e cadetes terão as suas corridas numa localidade da Associação de Ciclismo do Porto, entre 17 e 18 de Agosto.

Não há grandes alterações no calendário face à última época, o Grande Prémio Jornal de Notícias passou para Junho e a Clássica Aldeias de Xisto será agora no primeiro dia de Maio. Enquanto isto, não estão ainda definidas no documento quais serão as provas que vão fazer parte da Taça de Portugal. Os meses de Abril e Maio estão praticamente sem dias de competição em Portugal, ao todo são 5 dias de competição em 2 meses, com a deslocação de Grande Prémio Jornal de Notícias para Junho. Ainda vai salvando o calendário espanhol, que é bastante rico em provas por essa altura do ano.




Para tentar suprir as necessidade de um escalão que ficou relativamente vazio na temporada anterior, o escalão de sub-23, a Federação Portuguesa de Ciclismo propõe-se a criar a categoria de Esperanças, com um calendário que terá 4 corridas pontuáveis, havendo a possibilidade de incluir mais eventos, caso surja essa oportunidade. Por fim, existe uma ambição de continuar a desenvolver o ciclismo feminino em Portugal e pretende-se organizar uma competição transfronteiriça de dois dias, o Grande Prémio Ibérico, em parceria com a Real Federação Espanhola de Ciclismo.

Foto: João Calado/FPC

By admin