Começou hoje no Gabão a Tropicale Amissa Bongo, uma prova por etapas de 7 dias que conta com um pelotão interessante, onde se destacam das Profissionais Continentais francesas Direct Energie e Nippo Delko Provence e a Cofidis, que subiu este ano ao World Tour.




Hoje disputou-se a 1ª etapa, 149 quilómetros relativamente fáceis entre Bitam e Ebolowa, uma jornada que ficou marcada por uma fuga de Dawit Yemane (Eritreia), Moise Mugisha (Ruanda) e Adil El Arbaoui (Marrocos), que chegou a ter 7 minutos sobre o pelotão. Pierre Luc Perichon ainda tentou fazer a ponte, mas sem sucesso.

O grupo principal, com as equipas gaulesas ao comando, começou a cortar na diferença e a 30 kms da meta o trio foi alcançado, saindo novo grupo de 3 corredores como a seguir com Joseph Areruya, Carlos Oyarzun e Julien Antomarchi. Também eles foram apanhados a 10 kms da meta e houve sprint em pelotão compacto, como esperado.




Nesse cenário o mais forte foi Attilio Viviani, reforço da equipa Cofidis e irmão mais novo do actual campeão europeu, Elia Viviani. Attilio Viviani derrotou Lorrenzo Manzina e Biniyam Ghirmay para se tornar no primeiro líder da prova e conquistar as importantes bonificações. Esta foi a 2ª vitória como profissional de Attilio Viviani, depois da Schaal Sels no final de 2019, mostrando o seu potencial aos 23 anos.

By admin