Dia para o segundo Monumento da temporada, que viu Petr Vakoc, Andrea Pasqualon, Marco Frapporti, Davide Gabburo, Joey Rosskopf, Alexandr Riabuschenko, James Piccoli, Daniel Savini, Florian Stork, Denis Nekrasov e Emmanuel Morin a escaparem do pelotão para a fuga do dia.



Com uma vantagem nunca superior a 5 minutos, a Deceuninck-QuickStep assumiu o controlo do pelotão, perseguindo a fuga do dia, fuga essa que tinha o seu término a praticamente 60 quilómetros da chegada, ainda antes do Muro di Sormano, local onde se começou a decidir a corrida.

Não existiram ataques no entanto a dureza da subida foi suficiente para se fazerem diferenças, com Remco Evenepoel, George Bennett, Jakob Fuglsang, Alexandr Vlasov, Giulio Ciccone, Vincenzo Nibali e Bauke Mollema a saírem na frente. Na descida que se seguiu, aconteceu o que ninguém desejava. Remco Evenepoel embateu num muro, caindo ravina abaixo. Os momentos que se seguiram foram de muita preocupação, no entanto o jovem belga sempre esteve consciente, tendo sido, pouco depois, transportado para o hospital.



Os ataques no grupo da frente surgiram na subida de Civiglio, a 20 quilómetros do fim, com Fuglsang a sair com Bennett. Nibali ficou logo em dificuldades, Mollema e Ciccone não reagiram e foi Vlasov a fazer a ponte para o duo da frente, colocando dois Astana contra George Bennett.

O grupo manteve-se unido até San Fermo della Battaglia, a derradeira dificuldade do dia. Bennett foi o primeiro a mexer, Vlasov cedia, ao contrário de Fuglsang. Bennett tentou novamente mas sem sorte. Na única vez que o dinamarquês da Astana se lançou na ofensiva deixou o neozelandês da Jumbo-Visma para trás.



Fulminante, Fuglsang pedalou para o seu segundo Monumento da carreira. O corredor da Astana vencia com 31 segundos de avanço para Bennett e 51 para o seu companheiro de equipa Vlasov. A Trek-Segafredo colocou 4º, 5º e 6º com Mollema, Ciccone e Nibali. Em 7º chegou Maximilian Schachmann que, à entrada do quilómetro final, era atropelado por um carro. Ruben Guerreiro, na sua primeira corrida no World Tour, foi 17º.

By admin