Foi de Portimão que os ciclistas saíram para a primeira etapa da Volta ao Algarve. Um início que viu logo 3 homens aventurarem-se na escapada do dia. As equipas portuguesas queriam dizer presentes logo na abertura a Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel e a Efapel colocaram Alvaro Trueba e Pedro Paulinho na frente, tendo tido a companhia do espanhol Diego Lopez.



O trio disputou as contagens de montanha e os sprints intermédios com cada um a vencer uma “meta”. Lopez venceu a primeira montanha, Trueba a segunda e Paulinho o sprint intermédio. A fuga esteve sempre controlada por parte da Deceuninck-QuickStep e, a 32 quilómetros da chegada, era alcançada.
Os ataques não paravam e foram os favoritos à geral a tentar a sua sorte. Primeiro Tim Wellens com Rui Costa e Geraint Thomas e depois vimos Remco Evenepoel a fazer um primeiro teste às suas capacidades.



O pelotão seguia a alta velocidade até Lagos, onde se voltou a definir o primeiro líder da Algarvia. A confusão era alguma no entanto, no momento certo, saiu Fabio Jakobsen que, como uma bala, não deu hipóteses à concorrência, conquistando uma vitória fácil. Elia Viviani foi 2º, mas nunca esteve na luta pelo triunfo. O também italiano Matteo Trentin completou o pódio. Luís Mendonça, no 14º lugar, foi o melhor português do dia.

https://twitter.com/TonHeijstek1/status/1230179428522758147?s=09

By admin