Etapa de todas as decisões no que diz respeito à classificação geral do Tour of Oman, com a clássica chegada na Green Mountain, uma subida não muito longa mas extremamente dura. Nicolas Vinokourov, Angel Fuentes, Filippo Ridolfo, Luca Rastelli, Laurenz Rex e Antonio Angulo formaram a fuga do dia que, tal como ontem, viu a Intermarché-Wanty perseguir de muito perto.
A aventura da fuga durou até aos 57 quilómetros para o final, altura em que o pelotão seguia fracionado devido às bordures. Anthon Charmig chegou a andar atrasado, no entanto conseguiu recolar pouco depois e, nesse momento, restitui-se alguma acalmia no grupo principal. A alta velocidade, o pelotão dirigiu-se para o sopé da Green Mountain e para os derradeiros 6 quilómetros, com a Quick-Step a chegar-se à frente, fazendo o trabalho de aproximação à subida.
A própria dureza da subida fez a seleção natural entre os favoritos, sendo que o primeiro ataque aconteceu por parte de Jan Hirt, a 1400 metros do fim, depois do seu companheiro Rein Taaramae ter imposto um forte ritmo, reduzindo o grupo dos favoritos a 10 ciclistas. O checo da Intermarché-Wanty mostrou-se muito forte e voou nas rampas inclinadas da Green Mountain, abrindo uma diferença enorme no quilómetro final.
Hirt festejava o triunfo que tanta procurava, fazendo-o com 39 segundos de vantagem para Kevin Vauquelin e 48 para Elie Gesbert, 2º e 3º respetivamente. Kevin Colleoni e Rui Costa chegaram a 57 segundos, Anthon Charmig a 1:11 e o grande derrotado do dia foi o líder Fausto Masnada, apenas 11º, cedendo 1:48. Com isto, Hirt é o novo líder do Tour of Oman, com 1 minuto de vantagem para Masnada e 1:16 para Rui Costa.