Foi hoje para a estrada uma Volta a Turquia com algumas equipas World Tour e alguns nomes sonantes, com os pontos para o ranking UCI no pensamento já que DSM, Arkea-Samsic, Israel Premier Tech, Lotto-Soudal e BikeExchange estão todas envolvidas nesta luta e estão todas à caça de pontos. O cenário nesta 1ª etapa era de alguma incerteza, sobre se os sprinters iriam passar as últimas dificuldades da jornada e também por isso o pelotão não deixou a fuga ter muitos elementos e uma vantagem muito grande.

Logo nos primeiros quilómetros um sexteto destacou-se, composto por Julen Irizar, Vitaliy Buts, Jonathan Clarke, Burak Abay, Abram Stockman e Halil Dogan, um grupo que teve no máximo 4 minutos de avanço. Lotto-Soudal, Alpecin-Fenix e Bike Exchange iam-se revezando na perseguição e diminuíram para 1:30 antes das últimas 2 contagens de montanha, de modo a que não fosse preciso um ritmo tão elevado quanto isso nas subidas.




Julen Irizar foi o último resistente da escapada, alcançado mesmo nas primeiras rampas da muito dura subida localizada a cerca de 35 kms do final. As equipas World Tour não estavam interessadas em incrementar o ritmo por causa dos seus sprinters e foi a Caja Rural quem decidiu reduzir o grupo principal a praticamente metade da sua dimensão original. O ritmo não se manteve muito elevado, o que permitiu a reentrada de alguns corredores mesmo antes da subida terminar e mais alguns entraram durante a longa descida que os ciclistas tinham pela frente.

Houve algumas quedas na descida e aproveitando alguns momentos de hesitação foi Sean Bennett, este ano numa equipa Continental chinesa, que atacou e ganhou quase 30 segundos para o grupo principal, onde Lotto-Soudal, Arkea-Samsic, Bike Exchange e Alpecin-Fenix se organizavam mas não perseguiam. Bennett aguentou até aos 4 kms para a meta e Patrick Bevin mostrou que está em boa forma ao lançar um perigoso ataque na última pequena colina do dia, a cerca de 2 kms. O neozelandês foi dos mais activos na jornada, esteve na frente a subir, atacou na descer e ainda tentou uma última vez.

O que estragou os planos de Patrick Bevin foi uma Lotto-Soudal potente e atenta e um super Jasper de Buyst, que fechou o espaço e fez um lançamento de 1000 metros para Caleb Ewan, que não desapontou e fechou com chave de ouro a primeira etapa da Volta a Turquia, triunfando diante de Jasper Philipsen e de um frustrado Kaden Groves, que ficou fechado nos últimos metros e sem sítio para passar. Caleb Ewan é também, de forma lógica, o primeiro líder da competição.

By admin