Os mais de 230 kms e vento frontal não assustaram os ciclistas, que cumpriram a primeira hora de corrida a mais de 42 km/h. Alex Edmondson, Ivo Oliveira, Romain Sicard e Jetse Bol estiveram quase a formar a fuga do dia, tiveram mais de 1 minuto de vantagem, mas a Caja Rural anulou os intentos visto que não tinha nenhum elemento lá. Chegaram a estar mais de 20 elementos escapados na primeira contagem de montanha do dia, mas foi após esta que se viria a formar o grupo dianteiro.
Mattia Cattaneo, Rui Costa, Robert Power, Mark Donovan, Alex Aranburu, Luis Leon Sanchez, Nick Schultz, Robert Stannard, Tim Wellens, Jose Joaquin Rojas, que ainda teriam a companhia de Guillaume Martin, Julien Simon e Jonathan Lastra tinham 4:15 ao km 72 sobre um pelotão liderado pela Jumbo-Visma.
Com a vantagem a chegar aos 5 minutos, apareceu na frente a Bora-Hansgrohe. A equipa alemã começou a reduzir a diferença, com a escapada a entrar com 2 minutos nos derradeiros 50 quilómetros, numa altura em que Tim Wellens já não estava na frente. Com o passar dos quilómetros, NTT Pro Cycling e Trek-Segafredo também já se juntaram à perseguição a uma fuga que parecia, cada vez mais, condenada ao insucesso. A 30 quilómetros do fim, e após um ataque de Mark Donovan, Mattia Cattaneo lançava-se na frente de corrida. O italiano abriu logo um espaço considerável para os seus antigos companheiros de fuga, entrando com 1:10 para o grupo perseguidor e quase 2 minutos para o pelotão nos últimos 20 quilómetros.