Jornada inaugural do Renewi Tour, competição que vai decorrer ao longo dos próximos dias nos Países Baixos e que ao longo dos últimos anos também se chamou Benelux Tour, Eneco Tour ou BinckBank Tour, caso não estejam a reconhecer o nome. Este primeiro dia era completamente plano, com um circuito urbano em Ardooie para acabar.

5 elementos lançaram-se ao ataque à procura de protagonismo e pontos nos sprints intermédios, Alessandro Covi, Jonas Rutsch, Ludovic Robeet, Aaron van Poucke e Ceriel Desal. Soudal-Quick Step, Jayco-AIUla e Alpecin-Deceuninck trabalhavam no grupo principal e mantinham o grupo debaixo de mira. Os problemas mecânicos iam-se sucedendo no pelotão, na frente ficavam apenas Covi, Rutsch e Desal antes do quilómetro de ouro, um quilómetro com 3 sprints bonificados.




O trio ainda conseguiu aguentar e foi o italiano Alessandro Covi a conseguir amealhar mais segundos, 8 ao todo. Uma pequena queda ainda provocou alguns cortes e na última volta registou-se uma grande luta pelo posicionamento, com mais de 1 dezena de comboios em acção. A estrada era estreita e a confusão era muita, quem numa fase inicial conseguiu manter os comboios mais coesos foram Alpecin, Lotto-Dstny e DSM. No entanto, Welsford caiu já dentro dos 2 kms finais e tudo ficou ainda mais desorganizado.
A Alpecin forçou a barra no último quilómetro, a Lotto lançou Arnaud de Lie a partir da frente mas o jovem não teve capacidade física para segurar um imparável Jasper Philipsen, que venceu com mais de 1 bicicleta de avanço para Tim Merlier e Olav Kooij, ambos recuperando imenso na parte final, enquanto De Lie e Groenewegen completavam o top 5. Graças a este triunfo Jasper Philipsen é também o primeiro líder da classificação geral deste Renewi Tour.

By admin