Após um dia onde os homens da classificação geral foram os protagonistas, hoje foi um dia mais calmo, com os sprinters a terem a derradeira oportunidade neste Tour Down Under. Os australianos Ayden Toovey e Jason Lea foram os primeiros fugitivos do dia, tendo recebido a companhia do francês Clement Chevrier. Toovey não esteve muito tempo na frente, deixando apenas 2 ciclistas na liderança da corrida.



Sempre controlados de perto pelas equipas dos sprinters, e com apenas 50 quilómetros percorridos, a fuga estava já alcançada devido aos sprints intermédios que estavam para vir. A Mitchelton-Scott fez um trabalho perfeito com Daryl Impey a somar 3 segundos de bonificação e o líder Patrick Bevin 2. Faltava outro sprint e a ordem foi a contrária, com Bevin a ser 1º e Impey 2º.

Ainda faltava metade da etapa e, como já tinha acontecido na etapa 2, Matthieu Ladagnous atacou, desta vez na companhia de Ayden Toovey. Chegaram a ter 4 minutos mas as equipas dos sprinters anularam esta fuga a 35 quilómetros da chegada.



Numa zona desprotegida a Team Jumbo-Visma tentou partir o pelotão mas sem sucesso. O nervosismo no pelotão aumentou e, a 10 quilómetros do fim, o impensável aconteceu, com Patrick Bevin a cair, ficando visivelmente afetado. O neozelandês conseguiu voltar à bicicleta e ao pelotão.

Num final algo técnico foi a Deceuninck-QuickStep a entrar na frente, com Elia Viviani na pole position. A batalha estava mais atrás, com Caleb Ewan a dar cabeçadas em Jasper Philipsen na luta pelo posicionamento na roda de Peter Sagan. O sprint foi lançado a alta velocidade e Caleb Ewan foi o primeiro a cruzar a linha de meta, no entanto os comissários decidiram retirar a vitória ao “Pocket Rocket” devido aos incidentes. O segundo classificado na estrada foi Jasper Philipsen, ficando com a vitória após a relegação de Ewan. Peter Sagan foi 2º e Danny van Poppel 3º, sendo que Elia Viviani não conseguiu rematar o trabalho da sua equipa.

Na classificaão geral, Patrick Bevin continua com 7 segundos de vantagem para Daryl Impey mas agora tem 16 segundos de vantagem para Luis Leon Sanchez. Devido à queda, ainda não é certo se Bevin irá estar à partida para a etapa de amanhã ou em que condições o fará. Ruben Guerreiro e Ivo Oliveira chegaram no pelotão.




By admin