A começar a última semana do Tour 2024, os ciclistas tinham pela frente uma etapa plana e o pelotão veio disposto a ter um segundo dia de descanso, este em atividade. Ritmo baixo até ao quilómetro 95, um pouco antes do sprint intermédio em Les Matellettes. A corrida animou aí com Bryan Coquard a vencer um muito contestado sprint à frente de Jasper Philipsen, que recuperou 4 pontos a Biniam Girmay. Logo depois, ataque de Thomas Gachignard para a fuga solitária do dia.
Diferença a rondar os dois minutos durante grande parte da etapa, com a Alpecin-Deceuninck e Team Jayco AlUla a controlarem o francês da TotalEnergies à distância. Gachignard esteve na frente até aos 25 quilómetros para a meta, sendo aí absorvido pelo pelotão que já circulava a uma velocidade bem mais elevada. Na aproximação a Nimes, a Uno-X foi a equipa que mais esteve no controlo da corrida, sempre com o seu comboio bem posicionado, evitando a confusão das rotundas.
Numa das últimas rotundas do dia, queda no pelotão com Biniam Girmay a ir ao chão. Na frente, a Alpecin-Deceuninck aparecia no momento perfeito, ainda com 2 homens à frente de Jasper Philipsen. Mathieu van der Poel fez mais um lançamento perfeito e Philipsen, saindo da frente, não deu hipóteses. Triunfo autoritário, o 3º no Tour deste ano e 50 pontos ganhos para a camisola verde! Phil Bauhaus foi 2º e Alexander Kristoff 3º. Com o grupo cortado devido à queda, os ciclistas chegaram a conta-gotas. Tadej Pogacar segue líder, João Almeida mantém o 4º lugar.