A madrugada deste domingo foi palco de mais uma edição da prova de estrada dos Campeonatos Nacionais da Austrália. O circuito de Buninyong tem, por norma, proporcionar uma prova muito aberta, com a pressão a estar toda nos ombros dos ciclistas da Jayco AlUla, devido ao poderoso alinhamento composto por 8 ciclistas. Também a chuva decidiu marcar presença, endurecendo, ainda mais, a prova de hoje.
A corrida começou muito atacada e viu a Jayco AlUla tentar controlar todas as movimentações, de forma a estar sempre representada nos grupos da frente. Luke Plapp esteve numa primeira ofensiva, na companhia de Miles Scotson e Simon Clarke mas foi a mais de 100 quilómetros (!) que o ataque decisivo se formou. Plapp voltava a atacar, o seu companheiro de equipa Chris Harper conseguia fazer a ponte e na sua roda seguia Sam Welsford.
Este trio ainda permaneceu junto alguns quilómetros, no entanto a dureza já era muita e, para os derradeiros 80 quilómetros, ficaram na frente apenas Plapp e Harper. Os dois ciclistas da Jayco AlUla iniciaram um contra-relógio coletivo, aos poucos foram aumentando a diferença para os perseguidores e, no final, poderam celebrar o triunfo lado a lado. Vitória para Plapp, com a conquista do terceiro título de estrada consecutivo, juntando o de contra-relógio conquistado na quinta-feira. Harper juntou mais uma medalha de prata.
A 6:09, a luta pelo bronze foi ganha pela … Jayco AlUla, com Kelland O’Brien a fechar o pódio à frente de Elliot Schultz, o primeiro dos restantes. Dia muito duro em Buninyong, que viu apenas terminar 18 atletas.
Na corrida feminina, o triunfo também sorriu à Jayco AlUla. Numa prova ainda mais chuvosa, o título nacional foi decidido ao sprint com Ruby Roseman-Gannon a conquistar o título nacional pela primeira vez na carreira. Lauretta Hanson e Alexandra Manly completaram o pódio.