Todos os anos, no fim-de-semana anterior ao começo do Tour Down Under, disputa-se um critério nas ruas de Adelaide e 2024 não foi exceção. A Down Under Classic serve para o pelotão que vai abrir a temporada World Tour aquecer os motores, uma hora de corrida a todo o gás, numa prova que é, em teoria, amiga dos homens rápidos. A corrida começou com más notícias para a Jayco AlUla, com Caleb Ewan a não estar à partida, com o calor sentido nos últimos dias a ser a razão da sua ausência.



Sem o cinco vezes vencedor da Down Under Classic, a prova tornava-se mais aberta e isso proporcionou muitos mais ataques. Com Sam Welsford no alinhamento, a BORA-hansgrohe tentou controlar a corrida só que não foi nada fácil. Ataques de um lado e do outro impediram a formação gêrmanica de manter as fugas por perto e, ao contrário do habitual, acabou por ser uma escapada a ter sucesso no critério, estragando a festa dos sprinters.

Um grupo de 6 ciclistas isolou-se nos últimos quilómetros e, num circuito muito rápido, o pelotão só os conseguiu apanhar já na reta da meta. Tarde demais, com a fuga a discutir o triunfo e a vitória a sorrir ao equatoriano Jhonatan Narvaez à frente do eritreu Natnael Tesfatsion e do reforço da UAE Team Emirates Isaac del Toro. O pelotão chegou mesmo em cima, com Phil Bauhaus a ser o primeiro do grupo, cortando a meta em 7º.



Em relação aos portugueses, António Morgado foi 28º e Ruben Guerreiro 103º. Agora é preciso esperar por terça-feira, altura em que será dado o arranque oficial da temporada velocipédica a nível do World Tour, com mais uma edição do Tour Down Under. Esperem por acompanhamento diário, com rescaldo das etapas e, antes disso, da tradicional antevisão.

Results powered by FirstCycling.com

By admin